quinta-feira, 28 de junho de 2007

A fineza da espera

Aqui há dias, uma amiga minha, cujo patrão é advogado dizia-me estar furiosa com ele porque, às vezes, deixava os clientes à espera uma hora. Dizia ela que, então, entrava no escritório do patrão e dizia "Então como é? As pessoas estão à espera!". "É fino deixar as pessoas esperar", respondia ele...
"Fino"? Não sei, a mim parece mais uma falta de educação... mas pode ser só a minha opinião. Estas pessoas da preudo- high society, a meu ver, são todas umas belas noivas... a diferença é que os noivos não pagam para casar, ao contrário das pessoas que recorrem aos advogados. Essas pagam e não pagam nada mal.
Uma conhecida minha despejou, no mês passado, 900 euros para que um solicitador lhe fizesse uns papéis por causa de separação de bens... 900 euros são mais de dois salários mínimos. Mas pronto, está bem, este é um valor absurdo. Digamos 100 euros por um papelinho... para uma família que realmente precise desse papelinho e que tenha dois filhos para sustentar com dois salários mínimos, esses 100 euros poderão ser um grande rombo.
Sei que, provavelmente, estou a falar um pouco de cor, porque não tenho conhecimento das despesas que um advogado tem, mas a verdade é que estes valores me parecem demasiado exagerados. E, tendo em conta que, porta sim porta não, se vêem placas de advogados, não deveriam os seus serviços ser um pouco pior pagos?
Não me parece que isto vá mudar, pelo menos por agora, enquanto houver cães grandes os pequenos são comidos mas, por favor, deixar à espera porque é "fino"?

Sem comentários: